Comité de Investimentos


José Gonçalves Teixeira Presidente
Chairman e CEO do grupo dst. É reconhecido pelo seu importante papel no desenvolvimento económico, cultural e social da região do Minho. ler mais
José Gonçalves Teixeira Presidente

José Teixeira é o Chairman e CEO do grupo dst, bem como de muitas das mais de sessenta empresas que integram o grupo, que se encontra diversificado em cinco áreas de negócio: Engenharia & Construção, Ambiente & Água, Energias Renováveis, Telecomunicações e Ventures.

É reconhecido pelo seu importante papel no desenvolvimento cultural de Braga e do país e o grupo a que preside, é mecenas de um festival internacional de fotografia, de um prémio de literatura, de uma galeria de arte, bem como de diversas outras iniciativas culturais e sociais.

José Teixeira apresenta uma extensa lista de conferências em escolas, universidades e eventos corporativos, onde foi orador.

É licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho.

João Negrais de Matos
CRO e membro do conselho de administração do grupo dst. Assume o cargo de administrador em diversas empresas do grupo. ler mais
João Negrais de Matos

É membro do conselho de administração do grupo dst desde Agosto de 2007, onde é responsável pelas áreas de contabilidade, controlo e planeamento, incentivos financeiros, inovação e sistemas de informação e telecomunicações.

Exerceu o cargo de diretor adjunto no Banco Espírito Santo Investimento até Julho de 2007, com responsabilidades ao nível da Informação de Gestão do Banco.

Até Junho de 2005, desempenhou funções de assistant financial controller na Netjets Europe, empresa do grupo Berkshire Hathaway. Até então, foi audit manager na KPMG (escritórios de Lisboa e Porto), onde a sua experiência profissional se centrou na área de auditoria a grandes grupos económicos da área financeira e não financeira.

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um Master of Science in Finance pelo Boston College. É também Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute e Financial Risk Manager pela Global Association of Risk Professionals.

Vitor Fernandes
Diretor financeiro do grupo dst. Membro do conselho de administração de diversas empresas do grupo dst. ler mais
Vitor Fernandes

Vitor Fernandes é o diretor financeiro do grupo dst e membro do conselho de administração de diversas empresas do grupo dst.  Também acompanha as parcerias público-privadas em que o grupo participa.

Em 2014 assumiu a posição de diretor financeiro do grupo dst. De 2010 a 2013, assumia funções de controller financeiro no departamento de planeamento estratégico do grupo dst, onde tinha responsabilidades no controlo financeiro de gestão de diversas empresas do grupo, na elaboração de projetos do grupo com impacto no desenvolvimento do seu portfólio operacional e estratégico (planos de negócio, estudos de viabilidade económico-financeira, M&A, concorrência, fiscalidade, entre outros), na coordenação de processos de planeamento e de gestão orçamental, bem como em funções de assessoria fiscal ao grupo.

Até 2010, foi senior consultant na KPMG, onde desempenhava funções na área de consultoria fiscal, no âmbito de diagnósticos e due diligence fiscais, reestruturações societárias nacionais e internacionais. Foi também responsável pela elaboração de pareceres fiscais e pelo apoio em trabalhos de tax compliance e de processos administrativos tributários.

Concluiu o MBA Executivo na Porto Business School em 2013, é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e pós-graduado em Direito Fiscal e das Empresas, bem como em Contabilidade e Fiscalidade.


António Marques
Presidente da AIminho. É membro de diversos conselhos de administração, nomeadamente da Tranquilidade, AIP e Norgarante. Desempenha também as funções de assessor do conselho de administração do banco BES e da Universidade do Minho. ler mais
António Marques

António Marques é o presidente da AIMinho – Associação Empresarial do Minho e do IEMinho – Instituto Empresarial do Minho. Integra vários conselhos de administração, como o da Companhia de Seguros Tranquilidade, CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, AIP – Associação Industrial Portuguesa e Norgarante – Sociedade de Garantia Mútua. É também assessor do conselho de administração do Banco Espírito Santo, membro do conselho estratégico da Universidade do Minho e presidente da IDITE-Minho.

Anteriormente, foi membro do conselho de administração do Banco Internacional de Crédito (grupo Banco Espírito Santo) e da Aleluia Cerâmica.

É licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.

PME Investimentos
Sociedade de Investimento – Gestão de Fundos e Refinanciamento do Setor do Capital de Risco. Representada por Filipe Alves. ler mais
PME Investimentos

A empresa foi constituída em 1989 como SULPEDIP – Sociedade para o Desenvolvimento Industrial, S.A., com sede em Lisboa, tendo em 1998 alterado a sua denominação para PME Investimentos - Sociedade de Investimento, S.A..

O principal objetivo da empresa passa por proporcionar melhores condições de financiamento às entidades do sector não financeiro, ao facilitar a realização de operações financeiras e serviços inerentes e, consequentemente, procura impulsionar o investimento, o desenvolvimento e a reestruturação do tecido empresarial.

É a sociedade gestora do FINOVA que é o veículo preferencial para a criação e o reforço do financiamento dos instrumentos criados no âmbito do SAFPRI – Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha de Risco da Inovação. Encontra-se sediada no Porto desde 2008.